quinta-feira, junho 14, 2007

Magical Pieces

Choc Choc, my sweet enemy
Na sexta-feira o C. faz anos e a Catrapisca 9 meses. Não há festa de aniversário que se preze sem que haja the cake. Sem ele não se fazem anos de vida! Há muito que deixámos de comprar nas pastelarias e sou sempre eu a encarregue de fazer cumprir a tradição que celebra as felizes datas. Para vocês, a famosa receita do bolo de chocolate que nos acompanha várias vezes no ano!
Gâteau au *babeurre* et au chocolat
Preparação: 40 minutos
Tempo de cozedura: 1h30 a 1h45
Ingredientes: 2 1/4 chávena (560 ml) de farinha; 1 c. de chá de fermento; 1 /2 c. de chá de bicarbonato de soda; 1 pitada de sal; 1/2 chávena (125 ml) de cacau; 2 chávenas (500 ml) de açúcar; 6 ovos, ligeiramente batidos; 1 chávena (250 ml) de *babeurre*; 1 c. de chá de essência de baunilha; 1/2 chávena (125 ml) de manteiga derretida; 270 g de chocolate preto, picado finamente.

Cobertura: 200 g de chocolate picado; 1/3 chávena de natas; chocolate branco ralado para decorar. (Numa caçarola, derreter o chocolate e as natas até que a mistura fique bem homogénea. Deixar arrefecer.)
  • Pré-aquecer o forno a 150ºC. Forrar uma forma redonda com papel vegetal untado com manteiga e polvilhado com farinha.
  • Numa tigela, peneirar a farinha, o fermento, o bicabornato, o sal e o cacau. Fazer um buraco no centro dos ingredientes e juntar os ovos, o *babeurre* e a essência de baunilha. Misturar bem de fora para dentro.
  • Juntar a manteiga derretida e o chocolate picado. Misturar bem. Deitar na forma já preparada e alisar a superfície da massa. Cozer no forno durante 1h30 a 1h45 ou até que um palito saia meio seco. (Dica: não o deixem cozer muito para que o bolo não fique muito seco! É que ele fica mesmo com o aspecto mnhamy da fotografia!)
  • Desenformar. Colocar o bolo em cima de uma grelha, sobre papel vegetal. Cobri-lo com a cobertura. Servir com chantilly e decorá-lo com pequenas rapas de chocolate branco. É delicioso morno ou frio!

Hoje um Magical atrasado pois a Catrapisca não anda famosa. Magical docinho, calorico q.b., delicioso para o paladar e para a vista.

*Babeurre* - Le babeurre est le reste du lait, obtenu suite à la confection du beurre. Substituer 1 c.à soupe (15 ml) de babeurre par 14 ml de lait et 1 ml de vinaigre ou de jus de citron. Laisser reposer pendant 5 minutes avant d'utiliser.Substituer 1 tasse (250 ml) de babeurre par 235 ml (7/8 tasse + 1 c.à soupe) de lait et 1 c.à soupe (15 ml) de vinaigre ou de jus de citron. Laisser reposer pendant 5 minutes avant d'utiliser. Autre nom: lait de beurre.

5 comentários:

miquinhas disse...

Para que horas é o lanche? Ainda se aceitam inscrições? Então anota ai o meu nome.
Tás a ver como a inspiração chegou? E de que maneira, doce ao paladar e à visão.
Beijinhos

Anónimo disse...

Um beijinho enorme para a Catrapisca, daqui a pouco é uma mulhrzinha... :=) E outro beijinho para ti. Continua com o blog, qqer dia compro-te qqer coisa :=)

Mais beijinhos,
Sónia Mateus

A margarida curiosa disse...

Que crueldade este bolo hein..rs
Adoro bolos de chocolate....bjinhos Sá

nat disse...

Aaaaaai a minha dieta!!! :D

Vou ter de experimentar esse bolo.
Eheheh até no doce inimigo nos identificamos, Ana. Um beijinho!

Van Dog disse...

Mmm... que aspecto!...